Análises e Notícias
A Loja de Tudo
Brad Stone
A Amazon se tornou um dos maiores ícones empresariais modernos, uma empresa que sobreviveu a bolha da internet e se reinventa a cada dia. O livro “A Loja de Tudo” é um relato de como Jeff Bezos começou sua jornada.
O jovem Jeff Bezos tinha tudo para ter uma carreira bem sucedida e uma vida confortável trabalhando no mercado financeiro. Ele abriu mão disso ao vislumbrar a possibilidade de que a internet tinha de transformar o varejo. As novas gerações podem achar isso frívolo, mas no início da década de 90 era algo bastante incomum.
A Amazon tem um pouco de tudo que gostamos quando analisamos uma empresa: execução impecável, visão de longo prazo, criatividade/inovação e respeito ao acionista. Bezos ao longo das últimas duas décadas não reinventou o varejo, ele o aperfeiçoou da mesma maneira que seu precursores o fizeram. O livro mostra que muitas vezes o importante não é querer sair do zero em tudo e sim usar o que os melhores tem de melhor.
O livro é interessante porque mostra a cultura de inovação na Amazon que é um exemplo a ser seguido. O sucesso não vem de não errar: vem da consciência de saber que está errado, aprender o que não funcionou e ir para a próxima. Se você quer ter um negócio não pode ter medo de experimentar, ficar parado muitas vezes é mais arriscado do que mudar.