Análises e Notícias
The Pope of Physics: Enrico Fermi and the Birth of the Atomic Age
Gino Segrè e Bettina Hoerlin
O livro narra a vida do físico italiano Enrico Fermi e o nascimento da física nuclear.
Um jovem prodígio em matemática e um interesse insaciável pela ciência o levou à física. A ciência diferencia seus estudiosos em teóricos e experimentalistas, Fermi exercia com maestria os dois papéis. Sua vida foi marcada por suas contribuições na física como a teoria do decaimento beta ou a descoberta dos nêutrons lentos, fundamentais para o funcionamento dos reatores nucleares.
Em meio ao aprofundamento do regime fascista com a consequente repressão política e perseguição às minorias fez com que Fermi emigrasse para os Estados Unidos. Na América, em meio a Segunda Grande Guerra, os estudos para o uso da fusão nuclear para fins militares levou Fermi a participar como consultor no Laboratório Nacional de Los Alamos e no Projeto Manhattan para o desenvolvimento da bomba atômica.
Esse livro retrata a capacidade como somente uma pessoa foi capaz de redesenhar o mapa de conhecimento no mundo. Fermi transformou a Itália em um dos grandes palcos da física do século XX.
Recomendamos estudar o problema de Fermi. É basicamente um problema de estimação no qual Enrico ensinava seus alunos a análise dimensional ou aproximação, popularmente chamada de “Conta de Padeiro”. Se você é um investidor e não um cientista de foguetes seus cálculos muita vezes baseiam-se de pouca ou nenhuma informação, a ordem de grandeza do retorno é primordial para justificar seu investimento.