Análises e Notícias
A marca da vitória
Phil Knight
É uma autobiografia de Phil Knight fundador da Nike, a narrativa se desenvolve em duas linhas: a vida do empreendedor e o “nascimento” da Nike.
Algumas pessoas pensam que empresas são como “máquinas” regidas por regras, processos e racionalidade. Acreditamos que empresas são como organismos vivos: elas evoluem e se adaptam. A história da Nike é um exemplo disto, a empresa era um distribuidor de tênis de corrida japonês e não o ícone que é hoje.
Um aspecto a se observar na história é que a escolha de parceiros de negócio são fundamentais, o sócio de Phil, Bill Bowerman foi essencial para a Companhia, como reconhecido treinador, ele deu credibilidade e trabalhou em melhorias/inovações nos produtos. O sucesso não vem ao acaso para a maioria das pessoas, Phil Knight teve que se equilibrar entre seu emprego como contador e a Nike, durante muitos anos, antes de produzir seus produtos e ter sua marca própria.
A leitura é indispensável para quem pensa em empreender e acredita que o empreendedor é um “ser” diferente, que precisa largar tudo e se jogar em um negócio sem se importar com suas contas no final do mês.
Temos a impressão que a viagem que Phil Knight fez enquanto jovem pelo mundo o influenciou bastante durante sua vida e nos mostra a importância de viajar e conhecer lugares e culturas diferentes. É interessante observar a visão do autor sobre a internacionalização da produção, visto que a Nike foi uma das primeiras empresas americanas com produção no Japão e posteriormente na China.