Análises e Notícias
Criatividade S.A.
Ed Catmull e Amy Wallace
A Pixar é um sinônimo de animações, mas nem sempre foi assim. Criatividade S.A. é a história da Pixar, e como se transformou em um caso de sucesso na indústria cinematográfica.
Quando um fundador consegue escrever sobre a própria empresa, a narrativa tem um ponto de vista mais intimista, quase biográfico. Ed Catmull um físico e cientista da computação sempre foi apaixonado por animações, mas a vida e o talento artístico (ou a falta) o levou a estudar um campo da ciência até então em estágio embrionário: Computação Gráfica.
Podemos dividir o livro em três partes: A primeira conta a vida da Pixar como um misto de empresa de hardware e software, inicialmente focando em hardware, onde as animações eram parte menor do negócio, uma maneira de promover a tecnologia. A segunda parte do livro é a empresa pós o acordo com a Disney. Toy Story foi um divisor de águas na indústria de filmes, ao mesmo tempo que provou o uso de computadores para criar uma animação longa metragem e foi um sucesso de bilheteria.
A terceira parte do livro está relacionada a como criar processos e uma cultura de produção de animações que nas últimas décadas foram responsáveis por grandes sucessos de público e reconhecimento da indústria.
Vivemos um momento em que os “unicórnios” são supervalorizados e considerados histórias ganhadoras. Ed Catmull começou sua jornada há 40 anos e prova que o sucesso não necessariamente acontece do dia para noite e que é preciso muito esforço para se ter um negócio.
Quem já leu alguma biografia de Steve Jobs pode se surpreender com uma pessoa diferente à frente da Pixar.